Emagreci!!! E agora??
Quem nunca fez aquela dieta que prometia emagrecer 20kg em 1 mês? Com direito a restrições rígidas para ter um resultado rápido e eficaz em curto espaço de tempo. E sabe da maior? Ela realmente faz você perder esses 20kg! Você fica super feliz porque conseguiu atingir seu resultado e agora está com um corpo que gostaria de ter.
E depois?
Após 2 meses de dieta, você não só recuperou os 20kg, como engordou mais 5kg em relação ao que tinha antes. E por que isso acontece??
Claro que estou generalizando, pois existem pessoas que se dão bem com restrições, mas estou usando da minha prática clínica pra te mostrar que a imensa maioria dos que fazem um tipo de dieta restritiva (sem acompanhamento) engordam novamente. E vou te mostrar como que isso acontece.
Antigamente, nossos ancestrais não tinham restrições conscientes de comida: simplesmente comiam o que tinham e, mesmo assim, não eram obesos ou mesmo acima do peso. Por volta dos anos 1960 pra cá, o conceito alimentar foi mudando: a gordura, tão importante pro nosso organismo, foi se tornando vilã e o açúcar foi se tornando natural na nossa dieta. Isso contribuiu – e muito – para o aumento do número de pessoas obesas em todo o mundo.
Usando de base a nossa evolução, somos animais que funcionam mais quando estamos em bando. Ou seja, quando fazemos parte de um grupo, nos sentimos mais seguros, mais protegidos e, consequentemente, quando somos rejeitados, nos sentimos vulneráveis. Em um contexto de vulnerabilidade, nosso papel é aumentar os mecanismos de alerta e ativar alguns hormônios para nos proteger (tudo isso de forma inconsciente). Uma das proteções é estocar o máximo de energia que podemos para uma possível ação, seja ela ataque ou fuga.
Vamos pensar num caso real: aquela pessoa que se desdobra para fazer sua função no seu trabalho, se dedica, se esforça e não tem o reconhecimento que gostaria de ter. Isso impacta diretamente no sentimento de rejeição, pois precisa da aprovação de outras pessoas para se sentir feliz. Isso aumenta hormônios para tomar uma atitude, mas sem sucesso. Os hormônios acumulam e o organismo, na sua sede em equilibrar, acaba aumentando o stress e ansiedade e aumenta, também, a sensação de impotência. Essa é uma sensação comum, que pode nos fazer sentirmos sozinhos, mesmo rodeados de pessoas.
Quando essa pessoa resolve fazer uma dieta restritiva, ela está entrando neste mesmo ciclo, porque simplesmente está restringindo aquilo que gosta, além de ter de usar sua força de vontade para suportar a restrição. A força de vontade tem limite e, por isso, temos grandes dificuldades em manter por muito tempo algo tão rígido. Por isso que, após o fim da dieta, o organismo continua com a mesma interpretação e recorre aos instintos de sobrevivência de ESTOCAR novamente, jogando fora todo esforço que você fez para perder aquele peso extra. Isso reforça a sensação de impotência e o ciclo volta para o início.
A conclusão que podemos chegar é: cuidado com restrições. Avalie bem e tenha CLARO os objetivos para que você não simplesmente chegue até ele, mas que perdure, tornando um estilo de vida.