fbpx

Toque Sutil Afetivo

Estamos vivendo uma grave epidemia… falta do TOQUE.

Talvez você não imagine a importância do toque para o desenvolvimento humano e o quanto a falta do contato resultante da evolução da tecnologia e também pela pandemia, pode resultar em consequências devastadoras.

A pele é o maior órgão do corpo humano. Sua origem embriológica é a mesma que o tecido cerebral e por isso, até arriscaria dizer que, a pele é o nosso 3º cérebro. Ou quem sabe, ela pode assumir o posto de 2º ou até o 1º cérebro.

Existem receptores especializados na nossa pele capaz de interpretar os sinais do ambiente, sejam eles químicos, eletromagnéticos e até emocionais. Um exemplo é quando entramos em algum lugar ou chegamos perto de alguém e nos sentimos arrepiados. Esses receptores chamados de queratinócitos, tem um papel fundamental em captar esses estímulos a fim de produzir neurotransmissores importantes para o nosso corpo. Estimular a pele através do toque suave, favorece a liberação de serotonina, dopamina, GABA e melatonina, por exemplo.

O toque sutil afetivo, tem funções vitais para o desenvolvimento da criança durante o processo de crescimento. Tocar e ser tocado ativa o córtex frontal, que tem relação com aprendizado. Crianças que dormem com ursinho de pelúcia ou cobertorzinho, dado por alguém especial, pode ajudar a acalmar o medo existencial, mesmo sendo um objeto inanimado. 

Um estudo feito pelo Dr. Afonso Salgado e colaboradores comprova que as terapias manuais realizadas com toques suaves estimulam e melhoram nosso sistema imune, além de terem efeitos antioxidantes no organismo. 

Podemos nos fortalecer imunologicamente através dessas terapias por toque, mas também pelo carinho. Um dos hormônios mais importantes liberados pelo toque é a Ocitocina. Por isso é conhecida como o hormônio do amor. A Ocitocina diminui os efeitos gerados pelo stress crônico que pode esgotar física e emocionalmente uma pessoa.

Te proponho um desafio: 

Abraçar é algo natural pra muita gente, mas geralmente é aquele abraço rápido de no máximo 10 segundos ou nem isso. Por isso, escolha uma pessoa e a abrace por 1 minuto, sem largar. Repare em tudo o que acontece nesse tempo. Observe e principalmente SINTA.

Fisioterapauta Especialista em Microfisioterapia e Acupultura