fbpx

Gatilhos Mentais

Pegando o gancho das imagens mentais (se você não viu esse post, vai lá no feed e clica que vale a pena a leitura), vamos falar dos gatilhos mentais. Como o nome diz, é a informação que o cérebro precisa para REAGIR a um estímulo. 

Sabe aquela propaganda de carro que diz: “Não compre carro amanhã!” Pois então, isso é um gatilho mental induzindo vc, inconscientemente a esperar por algo maior e melhor. Como o assunto aqui é saúde, vamos falar de 4 gatilhos importantes da gente identificar para ajudar no controle das nossas emoções:

ESCASSEZ – O inconsciente associa que quanto mais raro for alguma coisa, mais eu quero ter. Sabendo que o sentimento de perda é 2,5x maior que o sentimento de ganho, nosso corpo entra em alerta assim que detecta uma sensação de AMEAÇA de que ALGO VAI FALTAR. Em tempos de crise, esse gatilho é acionado e muita gente entende que É HORA DE ESTOCAR. Além disso, uma pessoa que se sinta rejeitada ou abandonada ao longo de sua vida, aumentam as chances de obter um estoque corporal, no caso estoque de gordura. É muito comum a pessoa viver em função desse tipo de gatilho mental e ter grande dificuldade em emagrecer, por exemplo. 

COMPORTAMENTO EM MANADA – O famoso “Maria vai com as outras” -> podemos chamar de inconsciente coletivo. “Já que todos estão fazendo isso, vou fazer tbm” – biologicamente, existe um MEDO de se DESCOLAR DO BANDO, tornando um perigo eu fazer algo diferente. Por isso que é desafiador sair desse comportamento, além de “correr o risco” de ser julgado por estar fazendo diferente de todos.

FEAR OF MISSING OUT – Gatilho muito usado com a seguinte frase: “Vc vai ficar fora dessa?” Medo de se sentir deslocado diante algum acontecimento – Se todos estão comprando, eu quero fazer parte disso também. Biologicamente, somos mais protegidos no nosso bando, no grupo que nos deixa mais em segurança. Por isso temos medo de não fazer parte a esse grupo.

PRIORIDADE DE ATENÇÃO – o cérebro tem uma atracão fortíssima por notícias ruins. Noticiar uma morte da muito mais audiência do que um nascimento de alguém. Isso ocorre porque temos uma atenção específica para o perigo. Bem antigamente, um barulho poderia significar um animal feroz querendo almoçar você. Hoje, esse animal feroz pode ser seu chefe, seu marido, sua esposa e por isso mantemos nossa atenção no perigo, aumentando os níveis de cortisol e açúcar no nosso organismo, afim de termos energia somente para o ataque.

A consciência nos faz ter mais entendimento desses gatilhos, nos possibilitando escolher sair dessa informação pré programada no nosso cérebro! 

Se eu fosse você, salvaria esse post e mandaria pra quem você gostaria que soubesse disso. Vai ficar fora dessa?

Fisioterapauta Especialista em Microfisioterapia e Acupultura