Em tempos de corona crise, o nosso sistema imunológico foi muito comentado. Ele consiste, basicamente, de diversas estruturas biológicas a fim de nos proteger e combater de invasores denominados patógenos, que podem ser prejudiciais para bom funcionamento do nosso sistema fisiológico.
Dan Gilbert, psicólogo de Harvard, em uma palestra que deu ao TED afirmou que graves traumas que afetam uma pessoa, indica que se o ocorrido tem mais de 3 meses, não exerce absolutamente impacto algum sobre sua felicidade.
Isso porque a felicidade pode ser SINTETIZADA (Eu sinceramente não concordo 100%, mas até o fim do texto vc vai entender os motivos dele afirmar isso).
Em 2 milhões de anos, nosso cérebro triplicou de tamanho e isso não fez com que ele somente aumentasse em 3x sua massa, e sim criasse novas estruturas, como o nosso incrível córtex pré-frontal que tem como uma das funções mais exclusivas dos seres humanos que é um SIMULADOR DE EXPERIÊNCIAS.
Mas esse simulador pode ter ressalvas, justamente denominada por ele como um SISTEMA IMUNOLÓGICO PSICOLÓGICO. Sistema de processos cognitivos que ajuda a mudar a forma de ver o mundo.
Isso é extremamente interessante, porque ele comprova que situações PONTUAIS fazem nosso cérebro se impactar realmente.
Imagina se nos impressionássemos com absolutamente TUDO que vivemos?! Não sairíamos de casa. Assim como nosso sistema imunológico que combate o ataque de vírus e bactérias diariamente no nosso organismo, nosso cérebro também faz isso brilhantemente.